Escolha uma Página

Cirurgia geral

Cirurgia Geral é a especialidade que se ocupa do estudo dos mecanismos, do diagnóstico e do tratamento das doenças passíveis de serem abordadas por operações.

O cirurgião geral domina as bases fundamentais da cirurgia, utilizando-as na execução de operações nos diversos órgãos e sistemas. Sua formação prepara-o para a execução de intervenções básicas de todas as especialidades, de modo a poder tratar diversas situações em caráter emergencial.

É o especialista no atendimento a vítimas de trauma (acidentes de trânsito, quedas, grandes queimaduras, ferimentos por armas etc.) e em urgências não traumáticas de tratamento cirúrgico destacando-se entre as mais comuns a apendicite aguda, a colecistite aguda e as obstruções intestinais.

Além de sua atuação nas urgências, realiza cirurgias eletivas para tratamento das afecções cirúrgicas mais prevalentes, como lipomas, hérnias inguinais e umbilicais, colelitíase (“pedra na vesícula”), doença hemorroidária, hidrocele, fimose, cisto pilonidal e outras. Trata também algumas doenças que a princípio são de tratamento clínico, mas que podem vir a demandar cirurgia em suas complicações, como gastrites e úlceras pépticas, doença do refluxo gastresofágico e diverticulite,

Os sintomas relacionados a seguir podem apontar para patologias cirúrgicas, devendo ser prontamente avaliados por um médico:

– Dores abdominais;
– Vômitos persistentes;
– Alteração das funções intestinais;
– Olhos amarelados;
– Sangramentos por via oral ou retal;

– Dor anal;

– Abaulamentos na parede abdominal.